Alavanque sua carreira com inglês em 2023

Segundo uma pesquisa do British Council, apenas 5% da população brasileira possui algum conhecimento da língua inglesa. Isso é uma péssima notícia para o mercado de trabalho nacional, contudo, é uma ótima notícia para você que está lendo este artigo. Pois aqui você encontrará dicas sobre como o inglês é utilizado no dia a dia de cada profissão e também como começar seus estudos!

As quatro habilidades

Primeiro de tudo precisamos entender que para chegar à fluência no inglês existem quatro habilidades que devem ser desenvolvidas. Elas são: fala, escuta, escrita, leitura.

É bem intuitivo a função de cada uma delas. Porém, não é tão intuitivo a forma como as desenvolvemos. Tudo depende do seu foco com o idioma, é para passar em uma entrevista de emprego para a área de vendas? Se sim, você terá de ter um foco no inglês para conversação. Caso queira uma vaga em TI como a de programador o seu foco será o inglês instrumental.

Como assim, qual a diferença!?

Inglês instrumental

No inglês instrumental, também conhecido como inglês técnico, é desenvolvido em grande parte as habilidades de leitura e escrita.

Este tipo de curso é interessante para profissionais que utilizam muito vocabulário específico. Um exemplo bem claro disso é o profissional de TI que precisa escrever linhas de código ou ler manuais de programas que muitas vezes são em inglês.

Profissionais que necessitam do inglês instrumental:

  • Analista de sistema
  • Programador
  • Pesquisador
  • Técnico em manutenção

Inglês para conversação

No inglês para conversação, também conhecido como inglês convencional, é trabalhado em grande parte as habilidades de fala e escuta.

Um ótimo exemplo de inglês com foco em conversação é para uma pessoa que trabalha como comissário de bordo, ele ou ela basicamente terá de informar os passageiros sobre a viagem e dar instruções de segurança para que o voo ocorra da melhor forma possível.

Profissionais que necessitam do inglês para conversação:

  • Agente de turismo
  • Vendedor
  • Comissário de bordo
  • Relações internacionais

Existem áreas que são 50/50?

Sim! O pessoal de recursos humanos precisa ter um conhecimento geral para fazer uma entrevista de emprego. É claro que o entrevistador não precisa saber tudo perfeitamente e não cometer erros, ele precisa saber avaliá-lo, analisar se você consegue ou não desempenhar as atividades que a vaga pede.

Um exemplo de setor que precisa aperfeiçoar todas as competências é o de finanças, aqui você precisa desenvolver tanto a escrita e leitura para saber o vocabulário específico da áreas para escrita de laudos quanto a fala e escuta para apresentações de relatórios.

Profissionais que necessitam de todas as habilidades:

  • Advogado
  • Marqueteiro
  • Administrador
  • Comércio exterior
  • Gestor
  • Engenheiro
 

Agora já sabemos que existe uma diferença no ensino do idioma e que isso depende das suas necessidades. Podemos partir então para algumas dicas de aprendizagem para que você possa progredir ainda mais!

Aprenda de forma mais rápida e efetiva!

Escolha um local e horário

O seu espaço de estudos deve ser idealmente quieto, confortável e livre de distrações. Deve fazê-lo sentir inspirado e feliz por estar ali, afinal, você não está estudando o idioma a toa! Decore o ambiente com imagens que o faça sentir motivado, com foto de familiares ou de momentos gratificantes.

Sabia que no inglês as pessoas que são mais produtivas a noite são chamadas de “Night owl“, ao passo que as pessoas que gostam de acordar cedo são chamadas de “Early bird“? Qual deles é você? Reflita um pouco sobre a sua rotina e tente encaixar blocos de estudo nesses horários.

Cuide de si mesmo

Parece até brincadeira, mas não é! Para conseguir tirar maior proveito das suas sessões de estudo, você precisa cuidar do seu corpo. Durma ****entre 7 e 8 horas todas as noites e cuide de sua alimentação, tente deixar alimentos pedados e frituras para o final de semana, talvez como uma recompensa por todo o esforço da semana!

É super importante lembrar que o seu corpo precisa de muita água para se manter funcionando. E essa ideia pode ser confirmada por meio de um estudo realizado na China, no qual os participantes fizeram um teste cognitivo, avaliando a memória e velocidade na resposta de cada um deles. Quando estavam em jejum, obtiveram performance pior do que quando estavam propriamente hidratados, então tenha certeza de que está bebendo pelo menos 8 copos de água ao longo do dia!

Tenha um parceiro de estudos

Quando você estuda com amigos, além do clima ficar mais leve, é muito mais interessante ter alguém com quem possamos conversar e compartilhar os momentos de aprendizagem.

Ademais, um psiquiatra americano chamado William Glasser, depois de muitos anos de estudo, criou uma tabela ilustrando as melhores formas de aprender, nas quais você retém mais conteúdo, ela está em inglês mas eu vou traduzir pra você! (Mais um motivo para você aprender o inglês. Pode ter acesso a conteúdos interessantíssimos como este!)

Quando apenas participamos de uma aula retemos 5% do conteúdo no longo prazo, você pode até lembrar do que foi visto uma hora depois de ter participado mas tente fazer o mesmo depois de uma semana ou até mesmo um mês!

Percebemos então que a forma que temos maior compreensão sobre algum conteúdo é ensinando outras pessoas, com incríveis 90% de aprendizagem.

Por fim, a melhor forma de saber o que deve ser estudado é com a ajuda de um profissional com experiência no ensino do inglês, nós da YouAble temos professores qualificados por grandes universidades como a Universidade da Califórnia e Universidade de Washington para te auxiliar e acompanhar nos estudos! 

Até mais 😄